“Eu me sinto como um perdedor”

A cada mês, as psicologias convidam um dos leitores para uma sessão de psicoterapia. Desta vez, a consulta foi realizada em formato remoto. Em contato com o psicoterapeuta-29 anos, Andrey, especialista em TI de Saratov.

Andrey: Na minha cabeça, uma bola de pensamentos: eu sou uma pessoa estúpida e malsucedida, não consegui nada. Embora muitos me considerem sortudos – ótimo trabalho, apartamento, amada esposa. Mas um sentimento constante de ansiedade e incerteza estraga tudo.

Vladimir Dashevsky: Você está falando sobre o que se preocupa. Por que eu gostaria?

– Eu não entendo até o fim ainda. Meu trabalho atual não é um sonho de uma vida inteira. Este é um passo forçado: eu me formei na universidade, tive que fazer alguma coisa, criar uma família. Procure por moradia. Para mim, esta é uma pergunta dolorida da infância, porque eu sempre morei com meus pais, avó e irmã. “Separado” apenas cinco anos atrás. Então eu não pensei no que eu quero. Eu apenas sabia que precisava cuidar da moradia e investi nela. Mas eu tenho um hobby.

– O que é isso, diga -nos.

– Computador gráfico. Isso é interessante, tecnológico e pode trazer renda. Mas enquanto isso não vai fazer isso seriamente. Eu até penso às vezes: gosto de um hobby, e se é um trabalho constante. E tenho medo de afundar por dinheiro. É difícil resolver algo.

– Vamos fazer o exercício. Peço que você encontre cinco folhas de papel e escreva sobre elas as cinco coisas mais importantes para você: relacionamentos, objetos, pessoas, qualquer coisa. Em cada folha um de cada vez. Entenda -os, começando do final: o quinto é o menos importante, o primeiro é o mais importante.

– Então, você precisa pensar. Cinco coisas importantes. Um pouco mais. Preparar!

– Agora feche os olhos e imagine tudo relacionado ao número 5. Fique com essa coisa alguns momentos.

– (Após 15 segundos) pronto!

– Ótimo. Agora jogue fora a folha. Imagine que essa coisa desapareceu da sua vida. O que mudou? Fique com uma sensação de perda por alguns segundos.

– Sim, não é fácil. Ok, alguns segundos. Comer!

– Faça o mesmo com o resto das folhas, por sua vez: concentre -se nas coisas e depois no fato de que não é. Tome seu tempo, há tempo. O que você sente quando o quarto número vai depois do quinto? E durante o quarto – o terceiro? O que era a vida sem o segundo número?

– a cada passo, tudo é mais difícil.

– Eu entendo. Restam uma folha – fique com ele o máximo que precisar. E diga adeus. Agora olhe para si mesmo – o que resta?

– Agora todas as folhas estão retornando à sua vida. Você pode exalar. Obrigado por este exercício. Olhe para as folhas novamente. Talvez você queira trabalhar com erros para adicionar algo, altere os números.

– agora eu pensei mais fundo.

– Vamos discutir. Você realizou o exercício por 10 minutos. Foi fácil?

– Díficil. Quando você se encontra sem tudo, isso é especialmente triste. Como se uma concha permanecesse.

– O que você descreveu – como é? Que associações são causadas?

– céu cinza e sombrio. Sem sol, nuvens pesadas não perdem a luz.

Eu realmente não gostei do trabalho, e a única alegria foi a comunicação com a equipe, colegas, clientes

– Você pode compartilhar – o que você escreveu? Se você estiver confortável.

– Pode. Em quinto lugar, coloquei minha saúde, o que tenho agora. Não é perfeito, é claro ..

“Mas perder seria triste.

– Quarto lugar – Comunicação ao vivo. E ao mesmo tempo, a consciência de sua importância para as pessoas. Houve um período em que liderei a direção da empresa. Eu realmente não gostei do trabalho, e a única alegria foi a comunicação com a equipe, colegas, clientes. É ruim sem comunicação.

– A capacidade de descartar o tempo. Quando eu tenho certeza de que é meu.

– O estado do riacho, euforia do que você faz. O que realmente está faltando no trabalho cotidiano, o que seria ótimo.

– e em primeiro lugar?

– Minha família, minha esposa, com quem estamos juntos há seis anos, eu tenho feito muito por ela e não gostaria de me separar dela.

– Como você chama tudo que você escreveu nos folhetos? Em um mundo?

– Medo, provavelmente. Eu descrevi aquelas coisas que tenho medo de perder. Sem eles, vou considerar a vida de um fracassado.

– Como você gosta da palavra “valores”?

– Sim, provavelmente esses são valores.

– Este exercício é apenas para esclarecer valores. Mas não apenas. Você sabe, Andrey, o que você disse está muito perto de mim. Imagine, eu sou de Saratov também.

– Eu morava em um apartamento comunal, e também era importante para eu encontrar minha habitação. E também me pareceu que eu, ganhando dinheiro para a família, me traia, aspirações. Você falou sobre o céu cinza acima da sua cabeça.

– Quando não resta uma única folha.

– Você sabe, quando eu mesmo fiz este exercício pela primeira vez, senti como se fosse esmagada por uma laje de concreto. Mas então passou porque eu percebi: eu tenho. O que eu escrevi antes que parecia ser uma questão de claro-e de repente se tornou incrivelmente importante.

– Porque isso pode ser perdido.

– Sim. E para mim este exercício também é sobre a morte. Mas sobre a morte como um recurso.

-Fomem algo enquanto você pode? Por estas razões?

-Em general, faça algo enquanto estiver vivo. Podemos lamentar o passado – ou viver hoje, agradecer por cinco folhas que temos. Não sei como você será capaz de combinar criatividade com os recursos que estão agora. Mas este é o mais interessante. Por um lado, você gostaria de garantias.

– Confiança de que serei suficiente para o pão com manteiga.

-o o outro para fazer algo agradável, o que o absorve completamente. Estar no fluxo! A questão é como seu inconsciente pode combinar essas necessidades. Afinal, eles não se contradizem.

– e parece que eles contradizem. Acontece que eu até me culpo por passar tempo na criatividade. E ele poderia crescer em sua especialidade. As tecnologias mudam rapidamente, e contra o pano de fundo das pessoas que trabalham nesta área e estão concentradas apenas nela, eu, com meus interesses em algum lugar do lado. Embora amigos gostem das minhas fotos.

– É importante para você receber elogios pelo que você fez?

– e quando ela não está, você parecia fazer nada. Para cada ação que você está esperando pelo resultado, específico. Valioso para você, mas também apreciado pelos outros.

– e qual é o resultado da vida em geral?

– apenas morte, aparentemente.

– Sim, é isso que nos espera de qualquer maneira. A questão é o que esperamos de cada uma de nossas ações. Qual é o resultado da sua criatividade?

-Ficture, efeitos especiais, belo modelo 3D.

– Eu não concordo. O resultado da sua criatividade é algumas horas de felicidade. É como um passeio de bicicleta. Vamos saber onde. Mas quando pedalamos com prazer, mantemos o equilíbrio. Você pode gostar de se envolver na atividade de TI, fazendo isso com eficiência?

-Se fizemos algo honestamente, nos sentimos bem tanto em um processo quanto em outro. O resultado não pertence a nós, mas o tempo de nossa vida pertence. Você mora o tempo todo. Em todas as áreas da vida, você está com você. Mas por algum motivo você se sente desconfortável. Você olha para aqueles que têm mais sucesso.

– Este é verdade um tópico muito importante. Sempre há alguém com quem se comparar. Eu entendo minha cabeça, eles têm https://nutridiamond.vn/dinh-duong-c-n-bang-tang-cuong-de-khang-cung-sua-dinh-duong-nutri-diamond/ outros problemas, de certa forma eles podem me invejar. Mas não ajuda.

– Eu quero compartilhar com você. Ontem eu naveguei pela primeira vez em competições 50 metros. Tenho 47 anos e comecei a estudar recentemente. Havia muitos atletas, melhor e pior do que eu. Este foi o meu primeiro começo, e eu liguei para meu filho lá. Ele tem 20 anos e eu me lembro bem como eu mesmo fui às competições de seus filhos. Eu naveguei o que pude, cometi um monte de erros. Meu filho me disse: “Eu não sabia que você pode. Você pulou, fica claro como um obstáculo. Mas conversou com aqueles que estão na sua frente “. E para mim naquele momento os resultados não foram importantes. E outra história. Lembre -se do filme “Andrey Rublev”?

– eu olhei, mas já há muito tempo.

– Havia um garoto que lançou um sino. Chegou cem pessoas. E eles fizeram tudo, e ele está na lama e chora. Andrei Rublev surge: “O que você está chorando, você fez isso, as pessoas são gratas a você”. E ele diz: “Pai, cachorro, morreu e a receita da sino nunca me disse”. E você também lançou um sino, mas você não tem receita suficiente.

– Não é suficiente disciplina, cérebros.

– mas agora você está fazendo o que é capaz e pronto. Um novo dia trará uma nova experiência, mas você vive com o que é agora. Este também é o seu valor – como seus cinco folhetos. Você pode ir a objetivos sem se desvalorizar e aproveitar o que você faz.

– O pensamento é interessante. Eu raramente me permito olhar para coisas assim.

-Come algo que não está ruim. Vamos ver o que vai acontecer a seguir.

P.S

Vladimir Dashevsky: Exercício com cinco folhetos – forte e dramático. Em 10 minutos, ocorre uma reavaliação de sua vida. Andrei, como um herói de Dante, perdeu suas dúvidas “florestas sombrias”, desejos conflitantes e requisitos internos. Era importante para mim ajudá -lo a esclarecer os valores, trazê -los para um nível consciente. O trabalho on -line fortaleceu o efeito: a distância entre nós ajudou Andrei a se concentrar nas experiências durante o exercício. No final da sessão, pronunciei algumas metáforas terapêuticas para dar ao cliente a oportunidade de avaliar a situação de um ponto de vista diferente.

Andrey (depois de uma semana): Pensei por um longo tempo para ir ao terapeuta por um longo tempo, mas eu o coloquei o tempo todo. É difícil decidir sobre uma conversa franca com um estranho. Agora acho que essa conversa é exatamente o que uma pessoa que está emaranhada em si precisa. Você nem sempre pode olhar para a situação de lado quando está sob a carga de experiências. A primeira sessão me permitiu descobrir uma visão diferente do meu problema. Não resolva isso, é claro. O alarme ainda não foi. E estou pronto agora que ela se foi completamente? Afinal, ela pode ser um sinal de que eu realmente deveria mudar algo na vida.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *